topo

Clique aqui e saiba quando os Cartórios utilizarão as Novas Certidões.

A partir de 1° de janeiro de 2010 os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais adotarão um novo modelo para emitir certidões contendo o número de matrícula, que será automaticamente calculado pelo sistema

Os novos modelos das certidões foram instituídos em abril deste ano pela Corregedoria Nacional de Justiça, com a finalidade de padronizar os documentos, evitando erros e falsificações. Além de apresentar os novos modelos, o provimento traz informações e esclarecimentos acerca da implantação dos documentos, como o uso de papel de segurança e da matrícula, que facilitará a identificação do cartório onde o documento foi emitido.

Orientações para os cartórios de registro civil de todo o país sobre a utilização dos novos modelos de certidão de nascimento, casamento e óbito estão no provimento número 3, da Corregedoria Nacional, disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça, acesse o link da Corregedoria Nacional de Justiça da página do CNJ (www.cnj.jus.br). O documento está disponível dentro de "Atos da Corregedoria/Provimentos". Nele, os registradores encontram um passo a passo sobre a nova numeração, implementada em agosto deste ano pela Corregedoria do CNJ, com o lançamento do Cadastro de Cartórios Civis no país. O código (matrícula) vai conferir maior segurança aos documentos, assim como facilitar a conferência da autenticidade do registro.

Os seis primeiros números da matrícula correspondem ao Código Nacional da Serventia, e permitirão a identificação imediata do cartório onde o documento foi emitido. Os códigos das serventias podem ser acessados no site www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/.

Os demais números trarão informações sobre o acervo, o tipo do livro de registro, o ano em que a certidão foi extraída e o dígito verificador, que atestará a autenticidade do documento.

O dígito será formado automaticamente pelo sistema do computador, para conferir os números gerados pelo sistema os registradores poderão baixar (fazer download) gratuitamente de um programa do (CNJ) chamado GERADOR.EXE por este link www.cnj.jus.br/corregedoria.

Clique aqui e saiba como funcionará a matrícula única.

A matrícula única é composta de 32 dígitos. Passe o mouse em cima dos números e saiba suas funções.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Tamanho das Certidões Mini e A4

Importante: Aproveitamos para informar que a PRODASER, em atendimento ao disposto no PROVIMENTO Nº 03, DECRETO Nº 6.828, de 27 de abril, que regulamenta o art. 29, incisos I, II e III, da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que dispõe sobre os registros públicos, está realizando as alterações no sistema SRC - sistema de Registro Civil e no sistema SINAC (Sistema Integrado Automação para Cartórios), e que disponibilizamos as referidas atualizações desde de 15 de Dezembro de 2009.

Mini e A4 credits